top of page

IDADE x DESEMPENHO

O efeito da idade na performance esportiva
Independente da modalidade, há um consenso na literatura científica esportiva que a idade é um dos fatores que influencia o desempenho.
Os trabalhos que se propõem a explicar as variáveis fisiológicas que determinam a performance humana no esporte, têm na idade um dos fatores relevantes.
De maneira geral, do nascimento à fase adulta jovem (dos 20 aos 40 anos), há uma evolução da performance esportiva com posterior queda progressiva até a senescência.
E qual a idade pico para o desempenho?
Depende qual característica fisiológica está em questão.
Quando se fala em força e potência, o pico de performance relacionado com a idade, de maneira geral, ocorre mais precocemente ao redor dos 20 a 30 anos.
Já quando se trata de resistência, trabalhos científicos mostram um pico um pouco mais tardio, algo em torno do final da segunda e início da terceira década de vida.
Claro que esse não é o fator determinante nem mesmo a característica mais influente na performance esportiva.
Outras questões estão em jogo como experiência, controle mental, coordenação motora, entre outros.
Também devemos levar em conta os indivíduos que fogem a regra e são exceções de performance tardia ou mesmo aqueles que já despontam como referências em idades mais precoces.
Na prática, entre os amadores, o que se vê é que os anos dedicados ao esporte e a constância dos treinamentos superam os efeitos deletérios da idade no desempenho físico esportivo.
Por isso, bora treinar que o importante é se manter firme e forte naquilo que você se propôs a realizar.

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page