top of page

OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA

Há muitos benefícios da atividade física que podemos especificar para cada parte de nosso corpo. Porém, alguns estudos recentes trazem uma visão ampla sobre os impactos positivos no funcionamento geral do nosso organismo:
- Integridade das barreiras: a saúde humana está ligada à integridade das barreiras no nível de membranas celulares, barreiras internas e contra o ambiente externo. O exercício auxilia regulando a integridade dessas barreiras.
- Contenção de perturbações locais: enquanto uma única sessão de exercício pode causar perturbação local, o exercício de intensidade moderada em longo prazo geralmente contribui para a manutenção da melhoria da saúde, exercendo efeitos anti-inflamatórios.
- Reciclagem e rotatividade: a reciclagem adequada e a renovação de diferentes componentes permite o desenvolvimento saudável de células e organismos.
- Integração de circuitos: a manutenção da saúde de todo o corpo envolve uma “conversa” bem-sucedida entre vários tecidos e órgãos e o exercício convoca esta integração.
- Oscilações rítmicas: o exercício é uma forma de restauração do “relógio” de cada um, trazendo equilíbrio às perturbações que geramos diariamente.
- Resiliência homeostática: o equilíbrio gerado na auto regulação que o organismo faz dos sistemas é um requisito importante para a sobrevivência e o exercício é uma estratégia protetora para melhorar a resiliência e preservar a saúde frente aos eventos de stress que nos expomos diariamente.
- Regulação hormética: o exercício auxilia no processo de auto adaptação do nosso organismo que é essencial para manutenção da boa saúde.
- Reparação e regeneração: o reparo imediato e a resposta de regeneração ao dano é uma marca registrada da saúde e o exercício perpetua este mecanismo de forma constante.

Em resumo, é necessário se exercitar para que a nossa máquina mantenha seu bom funcionamento. Pratique! Vamos juntos!
31 visualizações0 comentário
bottom of page